O uso de tapetes na decoração de interiores desempenha um papel fundamental na criação de espaços aconchegantes, atraentes e funcionais, proporcionando estilo, conforto e funcionalidade aos espaços.
Para planejar decorações assertivas, temos que prestar atenção em algumas considerações sobre os tapetes, como tamanho, estilo, cor, textura, desenhos, estampas, e a disposição deles no espaço. Isso porque os tapetes também realçam o estilo da decoração.
Uso de Tapetes na Decoração da Sala de Estar ou Jantar
Para definir o tamanho do tapete, é importante analisar a distribuição dos móveis na planta. Ele pode marcar o ambiente definindo os limites de uma sala de estar ou de jantar, ou integrar espaços amplos. Em salas de jantar, o tapete serve como uma moldura para a mesa, e também facilita quando arrastam as cadeiras.
Outro detalhe importante na hora de escolher um tapete para a sala de estar ou jantar, é a escolha por um tapete com materiais mais resistentes a lavagens, sendo que a sala é um ambiente que recepciona, dessa forma, o tapete é também um dos responsáveis por este acolhimento, pois ajuda a incrementar a decoração, e neste sentido, estarão mais expostos à sujeira do que qualquer outro tapete da casa.
Uso de Tapetes na Decoração do Quarto
No quarto, os tapetes aquecem o ambiente que possui principalmente pisos frios como a cerâmica. A ideia é que, ao acordar, a pessoa não pise descalço diretamente no piso, por isso, o ideal é ele ser mais felpudo e macio.
Existem várias formas de utilizar os tapetes no quarto. Os modelos inteiriços são os mais indicados, já que vão de um lado do criado mudo ao outro, mas também pode-se usar as passadeiras, que ficam em formato de U envolvendo a cama.
Para quartos com cama de solteiro, você pode optar por uma passadeira simples em apenas um lado da cama, mas não esqueça de deixá-la proporcional à frente do criado mudo. Outra opção, são os tapetes redondos, utilizados como elemento decorativo.
Uso de Tapetes na Decoração de Cozinhas e Banheiros
Em cozinhas e banheiros onde tem um grande fluxo de pessoas e os tapetes sujam com maior facilidade, é importante a escolha por tapetes de fácil manutenção. Ou seja, que há possibilidade de serem lavados na máquina para secarem mais rapidamente. Em banheiros o ideal é usar uma peça única.
Materiais utilizados na confecção dos tapetes e carpetes
Os materiais utilizados na fabricação de tapetes são as fibras naturais e as fibras sintéticas.
Fibras Naturais:
As fibras naturais são provenientes de plantas e animais. Temos a lã, o bambu, o sisal, seagrass, chenile, linho, juta, etc. A lã, que é de origem animal, é a mais resistente e durável, acabando por compensar o investimento. Tapetes de fibrais, além de duráveis, são apropriados para locais de maior tráfego como corredores, quartos ou halls de entrada, porém, não é recomendando utilizá-los em zona de umidade porque danifica.
Fibras Sintéticas:
As fibras sintéticas são fabricadas através dos processos industrializados, e utiliza como material o nylon polipropileno, acrílico e poliéster. Este tipo de fibra é bem forte e resistente a umidade. Os tapetes de fibras sintéticas estão disponíveis numa variada gama de cores, espessuras e padrões conforme o projeto.
Algumas considerações sobre o Uso de Tapetes na Decoração de Interiores:
1 – Definir áreas: Os tapetes definem áreas específicas em um ambiente de plano aberto, como uma sala de estar ou sala de jantar em um espaço combinado. Eles ajudam a criar limites visuais e a organizar o layout.
2 – Estilo e design: Escolha um tapete que complemente o estilo da decoração existente. Um tapete contemporâneo pode ser adequado em uma decoração moderna. Enquanto em um ambiente mais clássico, um tapete oriental ou persa pode ser uma escolha melhor.
3 – Tamanho adequado: Certifique-se de escolher um tapete que seja do tamanho certo para o espaço. Um tapete muito pequeno pode parecer desproporcional, enquanto um tapete muito grande pode fazer com que a sala pareça apertada.
4 – Cores e padrões: Adicionam um toque de cor a uma paleta de cores neutras ou para complementar as cores existentes na decoração. Certifique-se de que as cores e padrões escolhidos combinem harmoniosamente com o restante da decoração.
5 – Textura: Tapetes de pelúcia podem adicionar uma sensação de conforto e luxo, enquanto tapetes de sisal ou juta podem trazer um toque mais rústico. Considere a sensação que você deseja para o espaço ao escolher a textura do tapete.
6 – Manutenção: Tapetes de cores escuras podem ocultar melhor a sujeira, mas podem desbotar com o tempo. Tapetes de tons mais claros sujam com maior facilidade, porém, geralmente são mais luminosos e arejados.
7 – Camadas: A tendência de camadas de tapetes também é popular. Isso envolve o uso de dois ou mais tapetes sobrepostos para criar interesse visual. Por exemplo, você pode colocar um tapete menor e mais decorativo sobre um tapete neutro maior.
8 – Clima e função: Considere o clima da sua região e a função do espaço ao escolher um tapete. Em climas mais frios, tapetes grossos e aconchegantes podem ser ideais para adicionar calor. Em áreas de alto tráfego, escolha tapetes duráveis e fáceis de limpar.
Gostou? Então, siga nossa página no Instagram!