Incorporar cobogó na decoração de interiores pode ser uma excelente escolha para criar ambientes interessantes e funcionais, pois o cobogó é um dos elementos construtivos mais simples e charmosos da arquitetura brasileira, além de versáteis, adaptados a uma variedade de estilos, desde os mais tradicionais até os mais contemporâneos.
No passado, o uso do cobogó era mais empregado em áreas externas. Com o tempo, eles ganharam espaço como divisórias de ambientes, em substituto das venezianas.
Em regiões mais quentes, o uso do cobogó na decoração de interiores é estratégico para manter a temperatura e a das moradias mais fresca, uma solução barata que filtra o sol e garante ventilação.
Além disso, o uso do cobogó na decoração de interiores adiciona um ar poético aos ambientes, pois como ele desenha a luz nos espaços pode se alterar ao longo do dia e até conforme a época do ano. A escolha do tipo de cobogó e da forma como ele é incorporado à decoração depende do estilo do ambiente e das preferências pessoais.
Quais são os tipos de Cobogó?
Encontrados de cerâmica, concreto, gesso e vidro, e se assemelha a um tijolo vazado que permite a passagem de luz e ventilação, tendo a função de ventilar e iluminar o ambiente de forma personalizada e levando uma certa privacidade, ao mesmo tempo que dividem espaços de forma decorativa.
Encontrados em diversos formatos, sendo os mais tradicionais com formas geométricas, círculos, quadrados ou retângulos, e ainda com formas de flores, plantas, estrelas do mar, sol, cruz, e muito mais.
Como incorporar o uso do Cobogó na Decoração de Interiores:
Divisão de espaços:
Eles proporcionam uma separação visual sem bloquear completamente a passagem de luz e ventilação. Isso é particularmente útil em espaços pequenos, onde a sensação de amplitude é importante.
Elemento decorativo:
Os cobogós têm designs variados, de padrões geométricos a formas mais orgânicas. Escolher um estilo que se adapte ao seu gosto pode adicionar um toque decorativo único ao ambiente.
Painel de parede:
Em vez de usar papel de parede ou tinta, você pode considerar a instalação de painéis de cobogó em uma parede como um elemento de destaque, por exemplo, criando uma textura visualmente interessante.
Luminárias:
Usados na fabricação de luminárias. Ou seja, quando a luz passa através dos vazados, ela cria padrões interessantes nas superfícies ao redor, adicionando um efeito decorativo à iluminação.
Revestimento de fachadas:
Em espaços externos, como jardins e áreas de lazer, usados como revestimento de fachadas. Eles fornecem uma camada adicional de privacidade enquanto permitem a passagem de luz natural.
Gostou? Então, siga a nossa página no Instagram!