As ideias de marcenaria para quem tem pouco espaço no quarto incluem camas com gavetas embutidas, prateleiras flutuantes, bem como, mesas dobráveis que maximizam a funcionalidade sem comprometer o estilo.
Sendo assim, com criatividade e planejamento, é possível transformar um quarto pequeno em um espaço funcional e confortável. A marcenaria planejada oferece soluções personalizadas que aproveitam ao máximo cada centímetro disponível, que podem ajudar a criar um ambiente organizado e acolhedor, independentemente do tamanho do quarto.
Quando se trata de otimizar o espaço em quartos pequenos, a marcenaria planejada pode ser uma aliada poderosa. Com soluções inteligentes e sob medida, é possível transformar até mesmo o menor dos espaços em um ambiente funcional e estiloso.
Aqui estão algumas ideias de marcenaria para quem tem pouco espaço no quarto:
1. Camas com Armazenamento
Primeiramente, uma das maneiras mais eficazes de maximizar o espaço em um quarto pequeno, escolher uma cama com armazenamento embutido.
Camas com gavetas: Essas camas possuem gavetas grandes, usadas para guardar roupas de cama, roupas, bem como, outros itens volumosos. É uma maneira eficiente de utilizar o espaço que, de outra forma, ficaria inutilizado, por exemplo.
Camas com baú: As camas com baú na parte inferior oferecem um grande compartimento de armazenamento que é acessível levantando o colchão. Além disso, são perfeitas para guardar itens que não utilizados diariamente.
Camas loft: Elevando a cama do chão, o espaço abaixo utilizado para um escritório, área de estudos ou até mesmo um armário.
2. Armários Planejados
Os armários planejados são essenciais para aproveitar cada centímetro de espaço disponível.
Armários até o teto: Aproveitar a altura do quarto é crucial. Ou seja, armários que vão até o teto fornecem muito mais espaço de armazenamento. Nesse sentido, use as prateleiras superiores para itens não utilizados com frequência.
Portas de correr: Em um quarto pequeno, portas de correr são mais práticas do que portas tradicionais, pois não ocupam espaço quando abertas.
Organizadores internos: Gavetas, prateleiras ajustáveis e compartimentos personalizados ajudam a manter tudo organizado e acessível.
3. Escrivaninhas e Estantes Embutidas
Você pode ter uma área de trabalho funcional mesmo em quartos pequenos com a ajuda de marcenaria planejada.
Escrivaninhas dobráveis: Escrivaninhas dobradas ou fechadas, economizam espaço, por exemplo. Além disso, algumas podem até ser montadas na parede.
Estantes embutidas: Estantes embutidas nas paredes utilizam espaço vertical e são ideais para armazenar livros, decoração e outros itens. Integradas ao design do armário ou criadas como unidades independentes.
Mesas de cabeceira multifuncionais: Mesas de cabeceira que também funcionam como escrivaninhas pequenas ou prateleiras adicionais podem ser uma solução inteligente.
4. Móveis Multiuso
Móveis que desempenham mais de uma função são ideais para quartos pequenos.
Camas embutidas: Também conhecidas como camas Murphy, essas camas, dobradas contra a parede quando não estão em uso, liberam espaço no chão.
Sofás-cama: Para quem recebe visitas com frequência, um sofá-cama pode ser uma excelente opção, servindo como sofá durante o dia e cama à noite.
Bancos com armazenamento: Bancos ou baús ao pé da cama que oferecem assento e espaço para guardar itens são práticos e versáteis.
5. Prateleiras Flutuantes
As prateleiras flutuantes são uma ótima maneira de adicionar armazenamento sem ocupar espaço no chão.
Acima da cama: Instalar prateleiras acima da cabeceira da cama pode fornecer um lugar para livros, plantas ou itens decorativos.
Ao longo das paredes: Prateleiras ao longo das paredes do quarto podem ser usadas para exibir fotos, arte e outros objetos, mantendo o espaço organizado e decorado.
Cantoneiras: Prateleiras em cantos muitas vezes subutilizados podem fornecer armazenamento adicional sem ocupar muito espaço.
6. Guarda-roupas Sob Medida
Guarda-roupas sob medida podem ser projetados para se encaixar perfeitamente no espaço disponível.
Embutidos: Eles são projetados para se integrar completamente ao layout do quarto, muitas vezes incluindo soluções inteligentes como espelhos embutidos para criar a ilusão de mais espaço.
Closets abertos: Em quartos realmente pequenos, um closet aberto com prateleiras e varões expostos pode ser uma solução prática e moderna.
7. Nichos e Gavetas Ocultas
O uso de nichos e gavetas ocultas pode ajudar a manter um quarto pequeno organizado e livre de desordem.
Nichos nas paredes: Criar nichos embutidos nas paredes para armazenar livros, decoração ou itens de uso diário pode liberar espaço em móveis.
Gavetas ocultas: Gavetas embutidas em rodapés, sob móveis ou até mesmo em escadas internas, se o quarto tiver um mezanino, são excelentes para esconder a desordem e manter tudo organizado.
8. Cabeceiras Funcionais
Cabeceiras de cama também podem servir a um propósito prático, além de decorativo.
Com prateleiras: Cabeceiras com prateleiras embutidas oferecem espaço adicional para armazenar livros, despertadores e outros itens.
Com compartimentos: Algumas cabeceiras possuem compartimentos escondidos que podem ser usados para guardar itens pessoais, mantendo o quarto organizado.
Gostou? Então, siga a nossa página no Instagram!